MATEUS 25:31-46.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.
No Evangelho de hoje Jesus nos dá uma lição sobre caridade, todos aqueles que foram caridosos com o próximo receberam como herança o Reino do Céu.
Nada melhor do que refletir sobre a caridade no tempo da Quaresma, tempo no qual a Igreja pede para que agente aprenda a viver melhor a caridade e o amor aos irmãos.
No Evangelho de hoje Jesus vem nos mostrar que o maior dom do ser-humano e ser caridoso, porque com Paulo diz na I carta as Coríntios cap.12, " a caridade é paciente, a caridade é bondosa, não tem inveja, a caridade não é orgulhosa, não é arrogante nem escandalosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade, tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta", portanto todos os outros dons e virtudes do ser-humano começam a partir da caridade.
Caridade não é somente você ajudar alguém que vem pedir comida no portão da sua casa, mais além disso caridade é saber esperar, é fazer o bem a todas as pessoas, é ser calmo, é saber enxergar no irmão o que ele mais necessita, é perdoar, é amar, é ser feliz, hoje Jesus quer nos mostrar que todo o Cristão tem que ter dentro do seu coração como primeiro dom a caridade, e todos os outros viram em acréscimo, por isso jovem, neste tempo de Quaresma exercite mais a caridade dentro de você, antes de você ser caridoso com os que estão a sua volta, seja caridoso com você mesmo, pare de sofrer por coisas que não vão acrescentar nada na sua vida, pare de ser arrogante e de guardar ódio das pessoas, pare de ter inveja dos seus amigos, pare de ser orgulhoso e de falar mal dos outros, deixando de fazer essas coisas você concerteza vai conseguir viver a caridade dentro de você, só dessa maneira você conseguirá ter como primeiro dom no seu coração a caridade e todos os outro viram por meio da caridade, então jovem que nesse período de Quaresma você aprenda a viver a caridade com você mesmo, para que depois você possa vive-la com os que estão a tua volta, e ai você será digno de entrar no Reino de Deus.FORÇA JUVENTUDE!!!!