segunda-feira, setembro 19, 2011

Jornada Mundial da Juventude 2013

Galera, lançado o site da JMJ 2013....Acessem...

www.rio2013.com

Emociante...


Fala galera, queria partilhar com vcs um fato maravilhoso que aconteceu na minha vida no dia de ontem, que foi ter participado do Bote Fé, quem teve a oportunidade de participar deste evento acredito que tenha a mesma opinião que eu e pra quem não foi ou não sabe o que foi este evento é o seguinte, em 2013 a JMJ acontecerá aqui no Brasil no Rio de Janeiro, o país sede da Jornada recebe 2 anos antes a Cruz peregrina e o ícone de Maria da Jornada Mundial da Juventude, está cruz e este ícone vão peregrinar por todas as Dioceses do Brasil até 2013 quando chega no Rio de Janeiro para a Jornada. Ontem aconteceu a chegada e a recepção da Cruz no Brasil, mais precisamente no Campo de Marte em São Paulo, e para esta recepção a Arquidiocese de São Paulo organizou este evento chamado Bote Fé que reuniu jovens de todo Brasil. O evento contou com shows do Dunga, Adriana, Eliana Ribeiro, Eugenio Jorge, DDD, Adoração e Vida, Rosa de Saron, Vida Reluz, Pe. Fábio de Melo, Pe. Juarez, Pe. Hewaldo Trevisan, Marcio Pacheco, Fred Pacheco, Beatrix, Diácono Nelsinho Corrêa, Salete Ferreira, etc. E também teve a realização da Santa Missa  Presidida por Dom Odilo Scherer Arcebispo de São Paulo e também a Chegada da Cruz e do ícone de Maria.

Foi uma emoção Incrível quase impossível de descrever mais eu vou tentar, rss...

Para muitos é loucura vc levantar as 6 da manhã em pleno domingo sendo que na segunda tem q ir trabalhar, e sair de casa para ir para São Paulo, passar o dia inteiro debaixo de Sol no meio de uma multidão, muitas vezes sem lugar pra sentar ou para comer e ficar lá o dia todo esperando a chegada do que eles consideram uma simples cruz de madeira, apenas um símbolo. 

Mas para nós Cristãos não, para nós sair de casa em um domingo em que poderíamos descansar não é loucura e nem sacrifício, isso é amor a Jesus e amor a Igreja, isso é uma forma de agradecer a Deus por todas as graças que Ele derrama nas nossas vidas, isso é uma forma de mostrar para este país que a juventude católica é forte e que nós estamos dispostos a combater todas as desgraças que o inimigo tem plantado na nossa nação, e que estamos dispostos a ir buscar a juventude que está perdida pelo mundo.
Para nós não é simplesmente um evento para receber uma simples Cruz, para nós é um Evento para Receber a Cruz que é o Sinal do amor de Cristo por nós, a Cruz que foi entregue em 1984 pelo Papa João Paulo II para a juventude para que essa Cruz peregrinasse pelo mundo e que ela fosse sinal da Presença de Jesus e para que os jovens anunciassem para o mundo que só na Cruz há esperança de redenção e vida. E também um evento para receber o Ícone de Maria, a nossa Mãe que passa à nossa frente abrindo todos os caminhos e nos levando ao encontro do seu filho Jesus.

Um Evento que reuniu jovens de todo o Brasil, mais de 100 mil pessoas de todos os cantos, cantando, dançando, rezando e fazendo uma grande festa, nunca senti a presença de Deus tão forte em um lugar como eu senti ontem no Campo de Marte, uma juventude santa, uma juventude apaixonada pela Eucaristia, uma juventude disposta a enfrentar as barreiras que o inimigo tem colocado para derrubar os jovens.
A chegada da Cruz foi demais, Jesus e Maria estavam junto com aqueles jovens que estavam carregando a Cruz e o Ícone e a multidão em volta chorava, gritava, aplaudia, uns estavam extasiados sem reação tamanha era a presença de Jesus ali e outros não conseguiam parar de gritar, de aplaudir ou de chorar pois todos nós que estávamos ali sabíamos que além da Cruz e do Ícone o Próprio Jesus e também Maria estavam passando ali no nosso meio, é difícil traduzir esse sentimento em palavras mais foi maravilhoso, e então nós pudemos experimentar o que Santa Catarina de Sena disse a juventude: “Jovens se fizerem a vontade da Deus colocaram fogo no mundo”, ontem a Juventude Católica pois fogo em São Paulo e até 2013 todo o Brasil vai estar tomado por esse fogo.

Nesses meus 20 anos de vida eu posso contar nos dedos de uma mão quantas vezes eu bati no peito e tive orgulho de dizer que eu sou Brasileiro, e ontem foi um deles, ontem eu pude dizer que eu tenho orgulho de ser Brasileiro e de fazer parte dessa juventude Católica capaz de largar tudo por amor a Jesus, essa juventude que me fez acreditar mais uma vez em um futuro melhor, mais dessa vez é uma esperança real dessa vez eu pude ver com os meus olhos que essa juventude esta disposta a lutar por um país justo, sem corrupção e sem malandragem, a esperança de que a JMJ vai mudar de uma vez por todas o caminho desta nação e vai unir as pessoas ao redor da Cruz de Cristo.

Só posso agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade de participar deste evento, agradecer por Ele ter morrido para me salvar, agradecer pela família que ele me deu, família que me ensinou a amar a Igreja Católica, pelos amigos que estão sempre me esperando de braços abertos para me ajudar, agradecer por Ele ter me escolhido para ser Coordenador desse Grupo de Oração Jovem Monte Tabor e agradecer por ele ter me dado a oportunidade de fazer parte dessa nova geração a geração que diz: “No peito eu levo uma Cruz e no meu coração o que disse Jesus”

E com muita Honra eu posso dizer que eu participei de um dia histórico para a Igreja Católica no Brasil.
Bote Fé Brasil.

Agora é contagem Regressiva para a JMJ 2013!!!!

“Quem ama Cruz levanta a mão qual é que é, é a Juventude da Igreja Bote Fé.”







VÍDEO ESPECIAL

O vídeo de hoje é a Homilia do Cardel Arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer no evento Bote Fé.

Evangelho do Dia

LUCAS 8:16-18

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”. 


Hoje, este Evangelho tão breve é rico em temas que chamam a nossa atenção. Em primeiro lugar, “dar luz”: tudo é evidente aos olhos de Deus! Segundo grande tema: as Graças estão encadeadas, a fidelidade a uma atrai as outras: «Gratia pro Gratia» (Jo 1,16).

Luz para os que entram na Igreja! Desde há séculos, as mães cristãs ensinaram os seus filhos na intimidade, com palavras expressivas, mas sobretudo com a “luz” do seu bom exemplo. Também semearam, com a típica candura popular e evangélica, comprimida em muitos provérbios, plenos de sabedoria e, ao mesmo tempo, de fé. Um deles é o seguinte: «Iluminar e não defumar». São Mateus diz-nos: «…onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus (Mt 5,15-16).


O nosso exame de consciência, no final de cada dia, pode comparar-se ao trabalho do lojista, que verifica a caixa para ver o fruto do seu trabalho. Não começa por perguntar: Quanto perdi? Antes, pelo contrário: Quanto ganhei? E imediatamente: Como poderei ganhar mais amanhã, que posso fazer para melhorar? A revisão do nosso dia acaba com uma ação de graças e, por contraste, com um ato de dor amoroso. Dói-me não ter amado mais, e espero cheio de confiança, começar amanhã o novo dia para agradar mais a Nosso Senhor, que sempre me vê, e me acompanha e me ama tanto. Quero proporcionar mais luz e diminuir o fumo do fogo do meu amor.


Nos sermões familiares, os pais e os avós forjaram – e continuam a forjar – a personalidade e a piedade das crianças de hoje e dos homens de amanhã. Vale a pena! É urgente! Maria, Estrela da Manhã, Virgem do amanhecer que precede a Luz do Sol-Jesus, guia-nos e dá-nos a mão. «Oh, Virgem ditosa! É impossível que se perca aquele em quem pões o teu olhar» (Santo Anselmo).

Formação

UM OLHAR SIMPLES SOBRE TODAS AS COISAS
Traumatizantes são as reações que temos diante dos acontecimentos.

Nós falamos várias vezes sobre o olhar de Deus, Ele tem o olhar que nos cura. Muitas vezes, olhamos para a Hóstia Consagrada, mas é importante nos darmos conta de que o que nos cura é o olhar que o Senhor tem para nós.
Mas, neste texto, quero falar sobre o nosso olhar, existe o olhar de Deus sobre nós, mas se nós somos curados pelo olhar do Senhor, essa cura proporciona a nós um olhar curado, uma forma nova de olhar o mundo.

Ninguém traz uma lâmpada para colocá-la num lugar escondido ou debaixo de uma vasilha; coloca-a no suporte, a fim de que os que entram vejam a claridade. A lâmpada que ilumina o corpo é o olho (cf. Lc 11,33-34a). São Lucas era médico, mas também era pintor, fez diversos ícones da Virgem Maria, como nos ensina a Sagrada Tradição. Jesus diz que a lâmpada que ilumina o corpo é o olho, todos sabemos que o olho não tem luz própria, mas aqui Ele não fala sobre a biologia do nosso corpo, Ele revela o segredo da alma, existe uma forma de enxergar o mundo que nos ilumina e uma forma que nos leva às trevas, Ele fala da visão espiritual.

"Se teu olho for simples, ficarás todo cheio de luz; mas se teu olho for ruim, ficarás todo em trevas!35. Examina, pois, se a luz em ti não são trevas!36.Se então teu corpo estiver todo cheio de luz, sem traço algum de escuridão, ficarás totalmente iluminado, como acontece quando a lâmpada te ilumina com seu clarão" (Lc 11,34b-36). Ele fala de uma iluminação interior. O olho seria a janela da alma, essa abertura pela qual a luz entra no nosso interior, na nossa alma. Nós precisamos ter um olhar diferente sobre o mundo, isso faz a diferença.

Nenhum acontecimento na sua vida o traumatiza, o que traumatiza é a reação que você teve diante do acontecimento. Nós somos livres para reagir diante da vida. O que muda é nossa reação, não é o que você viveu, mas como você reagiu no que viveu. A diferença está no olhar de como você olha diante das realidades, diante do mundo. Sofrimento todo o mundo tem, mas como você reage diante da cruz da vida?

A maturidade humana se mede diante da capacidade que a pessoa tem de experimentar o sofrimento e transformá-lo numa coisa positiva. Existem dois tipos de adulto, aquele que sofre e se torna algo destruidor, transformando em coisas que fazem mal a ele (depressão), e aquele que sofre e é capaz de transformar aquilo em cruz que o leva à ressurreição. Ou você abraça sua cruz e corre para ressurreição ou você foge dela e morre esmagado por ela.

O olho é a lâmpada do corpo. “Se teu olho for simples, ficarás todo cheio de luz”. Simples é ser sem dobras. Uma coisa complicada é uma coisa que foi dobrada, que não consegue se ver facilmente. Simples é uma coisa aberta, as coisas de Deus são simples, nós que somos complicados; o Altíssimo quer que tenhamos um olhar simples sobre as coisas. Eu quero ajudá-lo a ter um olhar simples sobre as coisas.

O que nos faz ter um olhar complicado diante das coisas é ficarmos olhando para nós mesmos; atitude do egoísmo. Vamos olhar o mundo com a simplicidade de Deus. Ele nos colocou neste mundo para preparar o céu, mas nos esquecemos disso e complicamos tudo. Esquecemo-nos dessa realidade e ficamos perdidos em nossa vida. Esta vida é muito simples. Jesus disse para Marta: “Marta, tu te inquietas e te agitas por muitas coisas, uma só coisa é necessária”, ou seja, prepararmos a nossa vida para Deus.

Eu sou padre para preparar o meu céu e ajudá-los a chegarem ao céu. Olhe para sua vida de uma maneira muito simples, de quem está preparando o seu céu. Minha vida seria muito complicada se eu, como sacerdote, estivesse preocupado com minha carreira, em ser bispo, ser famoso. Não adiantaria nada conseguir tudo isso e perder o meu céu. A simplicidade é preparar o meu céu.

Da mesma forma, para você que vai se casar: a felicidade existe, mas não será seu (a) esposo (a) que lhe dará a felicidade. Sua felicidade está em preparar o céu.
Seu (a) companheiro (a) é alguém que o ajuda a ir para o céu. Jesus nunca prometeu felicidade a ninguém nesta terra. Mas no céu você terá a felicidade. Quem promete felicidade aqui é o diabo e ele sempre dá o inferno.

Esta vida é bonita, é boa, tem alegria, sim, para nos dar, mas a felicidade é sempre marcada por uma tristeza, o prazer é sempre empanado por uma dor, a vida é assim. Não há nada errado com sua vida, aqui existem coisas boas e bonitas, mas aqui é só um "tira-gosto", o "banquete" será no céu. Aqui nunca haverá felicidade completa; eu sou profundamente feliz por saber que isso aqui não é tudo. A vida é bonita, mas se ela for tudo ela se torna uma má notícia. O "tira-gosto" é bom, mas ele pesa no estômago. A vida é bela, mas queremos muito mais.

Jesus olhava para esta vida, dando a vida, nós precisamos dar a vida, amar. O que complica nesta vida é não enxergarmos o amor de Deus. Se você ama os outros, Deus o amou primeiro. O olhar complicado é da pessoa que não abre o olho para ver o amor de Deus em primeiro lugar. Muitos acham que amam primeiro e, então, se cansam de amar e querem somente ser amados. Isso é um olhar complicado. Abra o olho e enxergue que Deus o amou primeiro! Você responde ao amor de Deus amando as outras pessoas. Você já é amado. Se seu olhar for simples, você enxergará que já foi amado. Uma pessoa que não se sente amada é como um homem que possui trilhões em dinheiro no banco e fica na rua mendigado.

Se seu olhar é complicado a sua vida se tornará trevas e, dessa forma, viverá sem a luz que vem de Deus. Nós como cristãos podemos pedir a Deus um novo olhar, um olhar simples, para enxergarmos as coisas sem que elas nos destruam, sem que elas afetem o amor do Senhor em nossa vida. Jesus também sofreu, chorou, viveu a cruz. Não estou aqui propondo a "mágica da Poliana", que é uma menina da literatura que descobriu que sofreria menos se visse o lado positivo de todas as coisas; não é isso que estou propondo. O pecado continua sendo terrível, satanás continuará nos tentando para perdemos a vida eterna, mas faz parte do nosso arsenal de guerra ter um olhar simples.

Estou aqui para preparar o meu céu e a única forma de conseguir isso é amando os outros. Dizer que crer no céu atrapalha o amor é não entender nada de céu. Nós queremos a Páscoa do céu, mas não existe ressurreição se nós não abraçarmos a cruz. Examine como você está olhando a vida, se está olhando o "tira-gosto" como se fosse um "banquete", querendo da vida aquilo que ela não pode lhe dar. Se você mantém o foco no amor de Deus tudo muda.

Eu não sei o que será de mim amanhã, a vida muda tanto. Quando fui ordenado sacerdote nunca pensei que faria programa na TV, que teria um site na internet, eu pensava no meu sacerdócio de uma forma totalmente diferente. Pense se eu ficasse apegado aos sonhos de 19 anos atrás. Deus lhe dá circunstâncias diferentes.

As pombas são simples, pois elas voam reto, e sabem aonde vão chegar. Precisamos ter a simplicidade da pomba, mas a prudência da serpente, ela caminha de forma sinuosa e dribla os obstáculos. Tenha jogo de cintura, saiba refazer os seus planos em cima das cinzas de seus planos antigos. Deus preparou um lugar para mim no céu e lá há felicidade. Enquanto isso a felicidade daqui é sempre manchada por um pouco de tristeza, por isso precisamos viver a simplicidade da pomba e a prudência da serpente.
(Texto do Padre Paulo Ricardo)

Santo do Dia

São Januário ou Gennaro
A esse santo é atribuído o "milagre do sangue de são Januário", ou Gennaro, como é o seu nome na língua italiana. Durante a sua festa, no dia 19 de setembro, sua imagem é exposta à imensa população de fiéis. Por várias vezes, na ocasião a relíquia do seu sangue se liquefaz, adquirindo de novo a aparência de recém-derramado e a coloração vermelha. A primeira vez, devidamente registrada e desde então amplamente documentada, ocorreu na festa de 1389. A última vez foi em 1988.

O mais incrível é que a ciência já tentou, mas ainda não conseguiu chegar a alguma conclusão de como o sangue, depositado num vidro em estado sólido, de repente se torna líquido, mudando a cor, consistência, e até mesmo duplicando seu peso. Assim, segue, através dos séculos, a liquefação do sangue de são Januário como um mistério que só mesmo a fé consegue entender e explicar.

Por isso o povo de Nápoles e todos os católicos devotam enorme veneração por são Januário. Até a história dessa linda cidade italiana, cravada ao pé da montanha do Vesúvio, confunde-se com a devoção dedicada a ele, que os protege das pestes e das erupções do referido vulcão. Na verdade, ela se torna a própria história deste santo que, segundo os atos do Vaticano, era napolitano de origem e viveu no fim do século III. Considerado um homem bom, caridoso e zeloso com as coisas da fé, foi eleito bispo de Benevento, uma cidade situada a setenta quilômetros da sua cidade natal. Era uma época em que os inimigos do cristianismo submetiam os cristãos a testemunharem sua fé por meio dos terríveis martírios seguidos de morte.

No ano 304, o imperador romano Diocleciano desencadeou a última e também a mais violenta perseguição contra a Igreja. O bispo Januário foi preso com mais alguns membros do clero, sendo todos julgados e sentenciados à morte num espetáculo público no Circo. Sua execução era para ser, mesmo, um verdadeiro evento macabro, pois seriam jogados aos leões para que fossem devorados aos olhos do povo chamado para assistir. Porém, a exemplo do que aconteceu com o profeta Daniel, as feras tornaram-se mansas e não lhes fizeram mal. O imperador determinou, então, que fossem todos degolados ali mesmo. Era o dia 19 de setembro de 305.

Alguns cristãos, piedosamente, recolheram em duas ampolas o sangue do bispo Januário e o guardaram como a preciosa relíquia que viria a ser um dos mais misteriosos e incríveis milagres da Igreja Católica. São Januário é venerado desde o século V, mas sua confirmação canônica veio somente por meio do papa Sixto V em 1586.




Obs: Hoje a Igreja também celebra o dia de Santo Afonso de Orozco.