sexta-feira, maio 27, 2011

Evangelho do Dia

JOÃO 15:12-17

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”. 

Hoje, o Senhor convida-nos ao amor fraterno: "Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei" (Jo 15,12), ou seja, como me viste e como ainda me vereis fazer. Jesus fala como a um amigo. Disse que o Pai te chama, que quer que seja apostolo, e que te destina a dar fruto, um fruto que se manifesta no amor. São João Crisóstomo afirma: "Se o amor estivesse espalhado por todos os lados, nasceria dele uma infinidade de bens".
Amar é dar a vida. Sabem os casais que, porque se amam, fazem uma doação recíproca da sua vida e assumem a responsabilidade de ser pais, aceitando também renunciar as próprias vontades e o sacrifício do seu tempo e do seu ser, a favor daqueles a quem hão de cuidar, proteger, educar e formar como pessoas. Sabem os missionários que dão a sua vida pelo Evangelho, com um mesmo espírito cristão de sacrifício e renúncia de suas vontades.
Jesus disse um pouco antes, qual é o requisito do amor, de dar fruto: "se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto" (Jo 12,24). Jesus te convida a doar a tua vida a Ele sem medo, a descobrir o verdadeiro amor para poder amar o teu irmão com o amor de Cristo, com o amor sobrenatural. Jesus te convida a atingir um amor operante, benfeitor e concreto; assim o entendeu o apóstolo São Tiago quando disse: "Se um irmão ou irmã minha estiver nu e carecer de sustento diário, e um de vocês lhe disser: "Ide em paz, aquecei-vos e saciai-vos", mas não lhes deres o suficiente para o corpo, de que lhe servirá? Assim também a fé, se não tem obras, está realmente morta" (Tiago 2,15-17).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário