sexta-feira, agosto 12, 2011

Aprendendo

O tema de hoje é como surgiu a Oração Ave Maria.

A Ave Maria é sem dúvida a oração mariana mais conhecida em todo o mundo. Ela é rezada todos os dias por milhões de católicos e muitos chegam a recitá-la até duzentas vezes, quando reza o rosário ao longo do dia.
Esta oração, que na época medieval era conhecida como “Saudação angélica”, é o resultado de um longo processo. É uma oração composta de duas partes: uma de louvor e a outra de súplica. A sua primeira parte é tirada do evangelho de São Lucas: consiste na saudação do Anjo Gabriel a Maria: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1,28b), e na saudação de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! (Lc 1,42b). 

Inicialmente esta união entre as duas saudações era encontrada somente na liturgia, e só mais tarde tornou-se uma oração popular. O seu uso como fórmula de oração começou nos mosteiros, foi aos poucos se difundindo, tornando-se universal. O texto, porém, compreendia somente a primeira parte sem o nome de Jesus.
Só em 325, durante o Concílio de Nicéia, Maria foi reconhecida formalmente como mãe de Deus. Surgiu, então, o final da prece, que diz: Santa Maria, mãe de Deus, / rogai por nós os pecadores / agora e na hora de nossa morte.A oração começou a ser entoada pelos católicos no século V e sua versão completa aparece escrita pela primeira vez em um breviário livro de rezas italiano de 1563 por ordem do papa Pio V. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário