sexta-feira, agosto 19, 2011

Jornada Mundial da Juventude

 REDES SOCIAIS A SERVIÇO DA JMJ 2011

Há mais de 2 anos foi criada uma rede social com centenas de milhares de pessoas em torno da Jornada Mundial da Juventude 2011(JMJ).

Hoje em Madri, Espanha, aconteceu o encontro destas redes chamadas “iCat”, no Palácio dos Esportes de Madri, com as pessoas que, nos últimos meses, participaram da dinâmica das redes sociais.
Esse encontro uniu, para que pudessem partilhar experiências, todos aqueles que participam das redes sociais no último ano. O objetivo foi ser um ponto de encontro de experiências pessoais sobre o modo como os católicos vivem a sua fé na rede.

O encontro também abriu o debate sobre a presença da fé nas redes sociais, uma nova forma de viver e evangelizar, que permite aos que têm aceso a estes meios a troca de experiências de fé e de amizade.

A iniciativa também procurou mostrar uma imagem jovem da Igreja Católica, com uma mensagem atual capaz de adaptar-se aos novos tempos, a novas ferramentas e presente em todos os níveis da vida comum dos jovens.

Neste ano a organização da JMJ inovou com a utilização do Bus 2.0, o transporte tem permitido a ligação permanente com qualquer ponto da cidade de Madri por intermédio das redes sociais e dispositivos tecnológicos e a deslocação aos locais das celebrações e atividades do evento.

O Bus 2.0 conta com uma equipe de 80 voluntários, cujo objetivo é atualizar as páginas do evento nas redes sociais.
Após o encontro com as religiosas no início do dia, Bento XVI seguiu para um encontro com os professores universitários. O Santo Padre ressaltou a importância do jovem encontrar pontos de referência numa sociedade vacilante e instável: “Às vezes pensa-se que a missão dum professor universitário seja hoje, exclusivamente, a de formar profissionais competentes e eficientes que satisfaçam as exigências laborais de cada período concreto.
Diz-se também que a única coisa que se deve privilegiar, na presente conjuntura, é a capacitação meramente técnica. Sem dúvida, prospera na atualidade esta visão utilitarista da educação, mesmo a universitária, difundida especialmente a partir de âmbitos extrauniversitários. Contudo, vós que vivestes como eu a Universidade e que a viveis agora como docentes, sentis certamente o anseio de algo mais elevado que corresponda a todas as dimensões que constituem o homem” (Trecho do discurso do Papa aos professores universitários na JMJ 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário