CURIOSIDADES DO PENTATEUCO
O livro do Gênesis deve ser lido por extenso. Contém as mais veneráveis e as mais solenes páginas de toda a Bíblia. Apenas os capítulos 9, 11, 36 e 46 (genealogias) é que poderiam ser deixados à parte.
Há no Êxodo diversas passagens legislativas cuja leitura apresenta menos interesse. Mas os capítulos seguintes são de essencial importância:
• 1 a 19 – vida e missão de Moisés.
• 20 – o Decálogo
• 32 a 34 – o bezerro de ouro e as manifestações Divinas a Moisés.
Para aquele que toma contato com a Bíblia, o Levítico, com suas leis rituais e suas prescrições culturais, causa decepção. Todavia, não será sem proveito que o leitor leia os capítulos 19 e 25 que contêm leis sociais, bem como o capítulo 26, no qual são enumeradas as benções e as maldições prometidas aos fiéis ou aos pecadores.
Nos Números, impõe-se à leitura a bela fórmula de bênção (6:22-27), em seguida a relação das peregrinações dos Hebreus (cap. 10, 14, 16 e 17), e por fim a narração dos episódios da água que saiu do rochedo, da serpente de bronze, da guerra contra Moab e do adivinho Balaão (20 a 25).
O Deuteronômio apresenta capítulos de excepcional importância: 4 a 6, exortação à obediência e recapitulação do Decálogo. Do 7 ao 11, o que Deus fez pelo seu povo, e o que dele exige. Capítulos 27, 28 e 30, bênçãos prometidas por Deus ao seu povo fiel.
***Amanhã começaremos a falar dos livros históricos, começando pelo livro de Josué.***
Nenhum comentário:
Postar um comentário