terça-feira, fevereiro 14, 2012

Bíblia Sagrada

OS DOIS LIVROS DE SAMUEL

Os dois livros de Samuel, formavam, primitivamente, uma única obra. Ignora-se quem foi seu autor. A redação final deve ser posterior ao ano 622 a.C.

O autor, serviu-se, sem dúvida, de tradições orais que se estenderam desde o final da época dos Juízes até a do segundo rei dos israelitas: Davi; portanto, por cerca de 100 anos.

O assunto dessa narração histórica pode assim ser resumido:

•    A crise da realeza em Israel

•    O estabelecimento e o caráter sacro da dinastia de Davi.

Essas narrações são dominadas por dois grandes cultos brilhantes, apesar de seus lados sombrios: Samuel e Davi. Num segundo plano, aparece a fisionomia pálida e indecisa de Saul, que fracassou na execução de uma grave missão e foi reprovado formalmente por sua desobediência.

Samuel, eleito pelo povo durante um período de decadência política e religiosa, juiz e profeta ai mesmo tempo, representava o antigo conceito de Deus, único chefe e guia de seu povo. É o que se chama teocracia. Só depois de penosa hesitação e de longa resistência é que ele se resignou a conceder ao povo um rei.

Esse primeiro reinado não foi feliz. A autoridade de Saul começou bem de pressa a vacilar. Sua débil saúde e sua neurastenia tornaram-no impopular e , no final de sua vida, uma dissensão entre o rei e o profeta-conselheiro tornou-o ainda mais desprezado diante do povo.

Mas o jovem Davi, pelos seus feitos guerreiros, foi conquistando maior celebridade e o favor do povo. Consagrado rei em lugar de Saul, reinou primeiro sete anos em Hebron, sobra a tribo de Judá, e mais tarde em Jerusalém, sobre as doze tribos, fazendo de Israel um verdadeiro reino. Seus últimos anos foram entenebrecidos por revoltas e guerras civis.

Entretanto, esse rei, apesar de suas faltas, fiel a observância da vontade divina, tornou-se o condutor de seu povo conforme o coração de Deus, um predecessor de Messias Jesus, o qual foi, de um modo único, o Guia, o Rei e o Salvador da humanidade.

Pode-se hesitar em fazer uma escolha entre as magníficas narrativas dos livros de Samuel, talvez as mais tocantes, de toda a Bíblia. Encontramos aí trechos lindíssimos:

•    Cap 1 a 4: obediência a Deus  por parte de Samuel e Heli.

•    Cap. 13 a 15: desobediência de Saul

•    Cap. 3 a 12: o começo do ministério profético

•    II Sam Cap. 1: a admirável amizade que unia Davi a Jônatas

•    II Sam Cap. 11 e 12: a que e o arrependimento de Davi.

Lemos aí as célebres  narrações do combate de Davi com o gigante Golias, a proscrição de Davi por Saul, o reino de Davi, o crime e o arrependimento desse rei, e por fim as revoltas de Absalão e de Seba.



***Amanhã falaremos sobre os livros dos Reis.***

Nenhum comentário:

Postar um comentário