CRÔNICAS
Os dois livros das Crônicas, chamados também de Paralipômenos, constituíram primitivamente uma só obra com os livros de Neemias e Esdras.
O cronista, que escreveu sem dúvida aí pelo começo do século III a.C., utilizou-se de grande número de fontes que ele cita com exatidão: os livros do vidente Samuel, do profeta Natã, os oráculos de Aías de Siló, as memórias de Jeú. Outras fontes eram os Anais dos reis de Israel e de Judá, por fim certos trechos dos livros de Samuel e dos Reis são reproduzidos textualmente.
O autor, certamente membro de uma família sacerdotal, coloca-se em um ponto de vista certamente religioso. Antes de tudo, que pôr em evidência como Deus se utiliza do governo de reis fieis para a realização de seus desígnios, nomeadamente para a conservação integral da aliança. Tenciona ele igualmente demonstrar que a verdadeira vocação do povo eleito consiste em dedicar-se ao culto divino no templo, que assim se deve tornar o centro de toda a nação. Justificava-se este ponto de vista na época que o livro foi exarado. Os judeus deportados foram então reintegrados na Palestina pelo decreto de Ciro, em 536, depois de terem permanecido cerca de 70 anos na Babilônia. Já existia, então, nenhuma autonomia nacional. Só a religião e o culto é que ainda podiam servir para fortalecer a alma da comunidade Judia restaurada. A explicação dessa transformação de uma nação politicamente autônoma numa comunidade religiosa constitui a finalidade do autor das Crônicas.
Esta obra parece ser uma reivindicação, cheia de convicção, do primado do culto, da religião e da fidelidade a aliança divina sobre todos os valores políticos e terrestres. Em vários lugares ele testemunha a mais viva fé na retribuição divina em uma intervenção direta de Deus no curso dos acontecimentos históricos. Dessa forma é sua intenção inculcar ao leitor uma sólida esperança na vinda de uma realeza espiritual e um digno sentimento de soberania exclusiva de Deus sobre o mundo.
Três passagens do livro das Crônicas merecem ser assinaladas de modo particular:
· As duas orações de Davi (I Cro 17-29)
· A oração de Salomão suplicando a sabedoria (II Cro 1)
· A dedicação do Templo ( II Cro 6-7)
***Amanhã falaremos dos livros de Esdras e Neemias.***
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