quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Bíblia Sagrada


Tobias - Judite e Ester

Esses três livros apresentam um aspecto comum que deve ser caracterizado antes de passarmos a uma análise particular de cada um.

Não são obras meramente históricas. A intenção de seus autores é manifesta: quiseram-se servir de elementos históricos, conhecidos, como de uma moldura, na qual inseriram, sob uma forma concreta, ensinamentos religiosos. Os fatos verdadeiros ou mais ou menos fictícios, embelezados, poetizados, são, portanto, apenas um modo de apresentar uma ideia. Nesses livros lemos o que se pode chamar de “narrações episódicas ou literatura edificante”.

TOBIAS

O livro de Tobias foi certamente escrito em aramaico na metade do século II a.C. O texto primitivo só nos foi conservado em versões gregas e latinas que por vezes discordam entre si, como indicam as variantes nas notas do texto.

 A história de Tobias tem uma grande importância religiosa. Avantaja-se pela comovente evocação do ideal religioso de uma família de israelitas que primavam pela fé. Apresenta-se a história como transcorrida em Nínive, no tempo do exílio. Apreciamos nestas páginas a virtude, a piedade e a fidelidade do velho Tobias, postas à prova pela providência divina; e, em seguida admiramos como essa mesma providência divina tudo encaminha para o seu bem verdadeiro, atendendo ás duas orações, feitas simultaneamente pelo ancião cego e pela jovem Sara, infeliz, como era, em seus sucessivos casamentos: é-lhes enviado o anjo Rafael que conduz o jovem Tobias durante a viagem; fá-lo encontrar remédio para a vista de seu pai, ao mesmo tempo que lhe consegue a esposa que o fará feliz.

Em torno desse assunto central vão-se inserindo belíssimas notas de profunda riqueza religiosa quanto ao amor de Deus, à piedade filial, à perseverança nas provações, à misericórdia, à esmola, à santidade do casamento. O livro de Tobias é um verdadeiro espelho de um judeu justo, espelho este que pode se aplicar a um cristão quase sem nenhuma transposição.

·         O livro de Tobias pode ser lido e relido todo ele sem excetuar trecho algum.


 
***AMANHÃ FALAREMOS SOBRE O LIVRO DE JUDITE***

Nenhum comentário:

Postar um comentário